terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma boa imagem, muitas vezes, pode substituir mil palavras

Ricardo Moreira

Ter sensibilidade e um bom cunho jornalístico são características indispensáveis em um repórter fotográfico, afinal uma imagem muitas vezes diz mais do que mil palavras.
Para conhecer um pouco sobre os bastidores da notícia e como funciona um processo de elaboração e escolha de imagens tivemos a oportunidade de conversar com um repórter fotográfico experiente no assunto.

Alexandre Souza Trabalha atualmente me um jornal impresso de Araçatuba, mas começou com apenas 16 anos de idade no jornal “A Comarca” da cidade, o jovem aprendiz participou ainda de uma era que ficará marcada na vida de muitos profissionais da sua época; a era do chumbão. “Naquela época era mais difícil, tínhamos menos recursos tecnológicos e as fotografias eram reveladas em formatos de chapas, cheguei a perder um material todo por falta de experiência” diz o fotografo que na época começou revelando fotografias.

Vinte anos se passaram e após passar por diversos jornais hoje Alexandre Souza coleciona uma vasta bagagem de fotos e experiências vividas em todo esse tempo. Ao conversar com o repórter e visualizar seu material, logo fica claro que sua editoria predileta é policia, Souza demonstra uma experiência muito grande na cobertura de acontecimentos envolvendo polícia como acidentes de transito e operações policiais.
“Ao chegar ao local da entrevista, procuro fazer imagem de um anglo diferente, afinal o que está nítido todo mundo já sabe, o bom repórter fotográfico tem que trazer para redação uma imagem que ninguém teve a sensibilidade de fazer, aí está o diferencial”. Diz Souza ao ser indagado sobre a inspiração que tem para fazer as imagens.

O fotografo destacou ainda a importância do diálogo entre o repórter e o fotógrafo, segundo ele é indispensável uma sintonia entre os dois profissionais para a matéria ser completa em imagens e texto. Durante a entrevista o Souza nos disse como é o dia dia de um repórter fotográfico e como se portar a cada nova matéria. Ele afirma que o trabalho começa ao sair da redação e que durante o trajeto tudo é fotografado e pode render uma matéria ou a imagem do dia.

Alexandre Souza já participou de diversos concursos fotográficos e já teve diversas fotos publicadas em agências de notícias e jornais de circulação nacional como O Estadão. Durante uma matéria para o jornal onde trabalha, ele registrou uma foto da visita do líder do MST ( Movimento dos Sem Terra) José Rainha que passava por Araçatuba, essa foto é usada até hoje como arquivo pelo jornal O Estadão quando vai se trata de matérias sobre o MST.

Orgulhoso, Alexandre Souza tem muitas histórias para contar sobre a profissão e durante a entrevista deu uma dica para quem quer ingressar na profissão: “Todos dizem que o mercado de trabalho já está cheio, eu até concordo, mas o diferencial vai estar no seu trabalho e dedicação, quem pensa desta forma nunca ficará desempregado” Dica de um repórter fotográfico de vinte anos de profissão, e considerado um dos melhores profissionais da área em Araçatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário