quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Internet muda comportamento do jovem do Século XXI

Ricardo Moreira

Todo mundo gosta de uma vida prática e confortável. No Século XXI onde as pessoas estão cada vez mais atarefadas e sem tempo pra elas mesmas, surge a internet, capaz de agilizar e resolver uma série de problemas em questão de segundos.

Quem nunca mandou ou recebeu um e-mail? Navegar nas páginas eletrônicas de um computador tem se tornado uma prática constante de um público que cada vez ganha mais adeptos de todos os gêneros e idade. Um exemplo disso é o site Youtube usado para postagens de vídeos.

Ao navegar pelo site é comum encontrarmos uma série de vídeos postados por pessoas do mundo todo. Vídeos formais, informais, elegantes, engraçados ou religiosos. Mas afinal, qual a finalidade disso tudo? “Nunca postei meus vídeos pensando em me aparecer ou ficar famosa” responde Lucia Pastorello, estudante do curso de Direito do Centro Universitário Toledo, de Araçatuba.

A estudante tem dezenas de vídeos, de diversos gêneros, postados no site. Ela conta que tudo começou em 2007 quando recebeu uma inspiração e postou um vídeo imitando o personagem de um desenho animado. A postagem recebeu mais de 213 mil acessos e a partir daí a estudante não parou mais. “Faço vídeos sempre que estou alegre ou aborrecida com alguma coisa, isso me dá inspiração”, explicou.

Lucia diz que nunca recebeu nada pelas publicações. Pelo contrário. Gasta um bom tempo editando o material. Ao ser interrogada se já foi reconhecida por alguém na rua, surpreendentemente a estudante diz que não. Apenas recebe comentários dos amigos mais íntimos a cada nova postagem.

É fato que centenas de pessoas no mundo todo saíram do anonimato com publicações em sites como o Youtube. Hoje estes veículos já são usados até para consultas empresariais ou para publicação de portifólios. É uma ferramenta para divulgação de trabalhos para alguns e lazer para outros. Ao contrário de muitos vídeos pretensiosos publicados na internet, as produções de Lucia podem até parecer sem sentido para que não a conhece pessoalmente.

Desprendida de vaidade e sem preconceito algum. É assim que se considera a atriz que só demonstra o seu lado artístico em frente a uma câmera. Apesar de a estudante cursar direito em uma instituição que exige uma postura mais séria, ela diz que não se preocupa com o que as pessoas acham de suas publicações. “Ainda não defini que carreira vou exercer, mas estou certa de uma coisa: não serei advogada”, decreta Pastorello.

Uma jovem de 21 anos de idade, que dedica seu tempo aos estudos e à produção de vídeos para a internet. Este é o perfil do jovem do século XXI. O velho diário e as conversas formais com amigos estão se tornando cada vez mais obsoletos. A internet veio para ficar e conquistar. Milhares de vídeos circulam pela rede mundial de computadores e são acessados diariamente no mundo todo. Um deles pode ser da pessoa que está ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário