terça-feira, 8 de setembro de 2009

Quem controla quem?

Estamos na era digital, período em que as pessoas não tem tempo para nada. A correria do dia a dia tem cada vez mais ofuscado a visão de muitos.
Aqueles que, há uma década, tinham pavor de um aparelho celular e muito menos sabiam manipular um computador, hoje se vêem obrigados, até mesmo por necessidade, ter acesso a esses mecanismos tecnológicos.

A internet veio para ficar. Milhares de pessoas no mundo todo gastam horas e horas na frente de um computador em sites de relacionamentos e pesquisas. Enfim, o ser humano criou meios de se monitorar 24h por dia. Em todo lugar por onde quer que andem, lá estão elas, as câmeras de segurança, instaladas em praças, shopings, ruas e lojas particulares. Elas estão sempre atentas aos movimentos de cada cidadão que trafega pelo local.

O filme Controle Absoluto retrata muito bem as tecnologias disponíveis no mundo (algumas que ainda nem se quer chegaram no Brasil) mas que se tornam uma espada de dois gumes quando caem na mãos das pessoas erradas. Trazendo isso para uma realidade mais próxima, hoje qualquer um de nós podemos efetuar compras pela internet e até fazermos movimentações bancárias sem sairmos de casa, mas até aonde podemos confiar em tudo isso?

A corrupção está presente em todo lugar e principalmente onde os criminosos encontram facilidade para atuarem, até mesmo nos lugares mais improváveis.
Com toda tecnologia dos Estados Unidos e com uma equipe de pessoas extremamente preparadas para combaterem o crime eles foram pegos de surpresa por um funcionário que conseguiu manipular uma “maquina altamente tecnológica”, ou seja, isso prova que ninguém está escape de ser rasteado por qualquer que seja a tecnologia dispensada.

Controle Absoluto. Não haveria nome melhor para um filme que mostra o controle da tecnologia e a influência que ela exerce na vida das pessoas. Naquele caso os personagens eram obrigados a fazerem tudo que a máquina os obrigava.
Uma batalha contra eles mesmos que se tornaram reféns da tecnologia imposta e do sistema que exigia certas atitudes para garantir a sobrevivência dos dois personagens.

Você pode imaginar de uma hora para outro ser monitorado por criminosos que o obrigam a fazer coisas absurdas?. Pois é foi o que aconteceu com Jerry, personagem do filme Controle Absoluto. A vida do indivíduo se tornou um inferno de uma hora para outra. Os personagens passaram a serem escravos de um sistema que lhe foram imposto onde eram obrigados a vivenciarem momentos de horror a cada ligação que recebiam sugerindo um novo comando.

Mas será que essa dramaturgia recebeu alguma inspiração no que acontece nos dias atuais ?, Será que indiretamente não é assim que vivem milhares de pessoas no mundo todo ? Dsde o surgimento da Web os jovens dos dias atuais passam horas e horas conectados a internet e deixam de viverem momentos importantes de suas vidas que jamais voltarão.
No filme nós vimos que os personagens eram reféns diretamente de ordens exercidas por uma facção crimina, ou seja, era questão de vida ou morte obedecerem as ordens outorgadas (uma espécie de escravidão), mas na verdade o pior escravo é aquele que é escravo de si mesmo , aquele que não conseguem conter suas compulsões e vivem uma vida de dependência , uns com vícios a drogas, álcool, sexo e outras coisas mais, outros a um confinamento na internet, será que isso não é um controle absoluto que a rede mundial de computadores exerce sobre os indivíduos, aqueles que perdem os finais de semana gastando horas e horas na frente do computador.

Existem muitas discussões em relação a privacidade hoje. As câmeras de segurança são grandes aliadas no combate a criminalidade, são elas responsáveis pelo controle da segurança de shopngs e locais públicos, eficazes e instaladas em locais estratégicos conseguem na maioria da vezes coibir a ação dos meliantes , mas não consegue erradicar o crime de uma vez por todas.
Na verdade o problema é cultural, por mais que a tecnologia avance cada vez mais, apenas facilitará o trabalho das autoridades, mas o crime nunca será erradicado, é preciso conscientização de todos para “tentarmos” levar a diante uma sociedade mais justa.

A tendência é que as coisas se digitalizarem e torne a vida da humanidade cada vez mais prática e rápida. A intensão da tecnologia é facilitar a vida das pessoas, mas quando este recurso não é usado de maneira correta pode se tornar em um transtorno e causar uma catástrofe na vida de muitos que usam este recurso.

Sim, é muito prazeroso fazermos em questão de segundo coisas que a alguns anos atrás levaria dias semanas ou meses. O Filme Controle Absoluto mostra que ninguém está escape a qualquer tipo de manipulação, isso mostra que não podemos confiar no ser humano, (que muitas vezes nos decepciona, muito menos nas máquinas que são vulneráveis a interferência desse animal racional)

Não generalizando todos os seus âmbitos, a tecnologia ao contrário do que dizem, não é sinônimo de uma vida tranqüila e segura, ninguém pode ser escravo de um aparelho que não possui vida própria, a liberdade deve ser cultivada acima de tudo. Os recursos tecnológicos existentes nos dias atuais servem de complemento para uma vida mais ágil , já que no século XXI somos escravos de um sistema, onde ninguém tem tempo nem pra si mesmo, mas não deve ser uma regra de conduta em nossas vidas .

Mas afinal o que é tecnologia ? No censo comum é tudo aquilo que proporciona ao se humano uma vida melhor, aquilo que evoluiu com o tempo e leva a humanidade a viver uma vida ágil e mais acomodada. Os valores sociais que com o tempo foram esquecidos, uma espécie de remoção dos marcos antigos.

Não esquecendo que para toda causa existe um efeito como, um remédio: seus efeitos colaterais, a poluição do ar : tempo instável e catástrofes na natureza , alimentação errada: desenvolvimento de doenças, e etc.. Ou seja, tudo tem seu pontos positivos e negativos, quem for sábio desfruta do melhor de todas as coisas , pois “todo extremo é muito perigoso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário